sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DESEMPREGO NO BRASIL CAI A 4,7% EM DEZEMBRO, MENOR DESDE 2002


Taxa média de desocupação em 2011 foi 6,0%
A evolução
Foto: Criação internet

A evoluçãoCRIAÇÃO INTERNET
RIO — O desemprego brasileiro caiu para 4,7% em dezembro, ante 5,2% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Com isso, a taxa fechou 2011 com a média anual de 6,0%. Economistas esperavam uma taxa de 4,9% em dezembro
Mas há motivos de preocupação nos números da pesquisa. A queda da taxa de desemprego em dezembro foi totalmente puxada pela redução da procura por trabalho (que caracteriza o desempregado). Não houve aumento no número de ocupados, pelo contrário, esse contingente ficou 0,4% menor. E a crise na Europa espreita o mercado de trabalho. Essa incerteza faz analistas projetaram taxa média de desemprego este ano menor que 2011 (5,2%), igual (6%) e maior (6,4%)- O nível de ocupação é um recorde, que trouxe também aumento da qualidade do emprego. Em momentos de recessão, esse indicador pode até aumentar, mas com aumento na informalidade e redução no rendimento, mas não é o caso aqui. A queda foi menor do que a registrada em 2010, porque 2009 teve impactos da crise mundial. No entanto, ainda temos um grande contingente de pessoas procurando emprego, ou na informalidade, e dentro da população ocupada existe ainda um grande percentual que não contribui para a previdência. Ainda temos muito o que melhorar - avaliou o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo.
— O número é muito bom, principalmente quando o desemprego vem subindo nos países desenvolvidos, mas é preocupante que o número de ocupados tenha sido menor que em novembro. Não é normal. É uma grande interrogação, talvez mostrando que a crise já esteja fazendo algum efeito no mercado de trabalho — afirmou o economista Carlos Henrique Corseuil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A média da população ocupada no total em 2011 foi de 22,5 milhões de pessoas, 2,1% maior que a de 2010 (22,0 milhões), segundo o IBGE. O percentual da população ocupada foi maior nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (57,0%), São Paulo (55,8%) e Porto Alegre (55,1%). Em Recife, foi registrada a menor, com 46,6%.
- Isso se deve a uma característica regional de idade. O Nordeste tem uma população de característica mais jovem - disse Azeredo.
O rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 1.650,00, o valor mais alto para o mês de dezembro desde 2002). Os maiores avanços foram em Belo Horizonte (4,5%) e Rio de Janeiro (4,9%). A variação em São Paulo, de 0,7%, foi a menor.
- A diferença entre as regiões está cada vez menor. São Paulo, que costumava ocupar uma posição destacada, está mais próximo das outras regiões - avaliou o gerente da pesquisa.

http://oglobo.globo.com/economia/desemprego-no-brasil-cai-47-em-dezembro-menor-desde-2002-3766567#ixzz1kf0tgpJT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário