sexta-feira, 4 de maio de 2012

ALTERAÇÃO NA REMUNERAÇÃO DA POUPANÇA


Anunciada na quinta-feira, mudança nas novas cadernetas restringe rendimento a 70% do juro básico quando essa taxa chegar a 8,5%, o que deve ocorrer em 30 de maio


Mais tradicional e popular aplicação do país, a poupança passa a ter novas regras para quem fizer depósitos a partir desta sexta-feira. Na prática, porém, a mudança deve afetar o rendimento na caderneta a partir de 30 de maio, quando é esperada a redução do juro básico para 8,5%.

Conforme deixou claro ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao anunciar as novas regras, sua aplicação está condicionada ao momento em que a taxa Selic, referência básica para os juros no país, ficar igual ou menor a 8,5%. Hoje está em 9%. 

Na última reunião do Banco Central que define o juro, os diretores da instituição mostraram disposição de seguir fazendo cortes, embora com mais “parcimônia”. É esperada uma poda de 0,5 ponto, o que levaria a Selic aos determinantes 8,5%.

Nesse caso, novos depósitos em contas já existentes ou cadernetas abertas a partir de hoje terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, acrescidos da Taxa Referencial (TR). Os recursos já depositados não terão modificação nos rendimentos.

Atacar com dureza os altos juros dos bancos no discurso de 1º de maio, foi parte da estratégia da presidente Dilma Rousseff para preparar o terreno para mudar a poupança com menor desgaste político.

— Nós não vamos fazer nenhuma gracinha, nenhuma loucura — avisou Dilma, no encontro ontem com sindicalistas.

A presidente pediu cuidado na divulgação do tema, pois admitiu preocupação com interpretações errôneas de que o governo congelará a poupança. 

Nas contas da equipe econômica, o juro básico de 8,5% já começa a provocar fuga de recursos de fundos de investimentos para poupança, causando dificuldades para o Tesouro Nacional refinanciar a dívida da União.

— A mudança é mínima, e não afeta os interesses e benefícios dos correntistas da caderneta de poupança — sustentou Mantega.


FONTE: ZEROHORA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário