quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DIRETO AO PONTO - INFOMONEY - 21/10/10

Direto ao ponto: Ibovespa deve amanhecer já sob impacto de dados chineses

Por: Tainara Machado
21/10/10 - 06h41
InfoMoney


SÃO PAULO - Após a forte desvalorização observada na terça-feira (19), o Ibovespa encerrou a sessão da véspera em alta de 0,77%, recuperando assim o patamar dos 70 mil pontos. O índice acompanhou a melhora do humor externo, com resultados  positivos de empresas norte-americanas como Wells Fargo, Boeing e Delta Airlines. Já o Livro Bege do Fed  sinalizou que a recuperação daeconomia do país segue moderada. 
Já nesta quinta-feira (21), a agenda da sessão é bastante caudalosa, começando com dados importantes da economia chinesa, como vendas no varejo e inflação para o mês de setembro, além do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre. Para Márcio Cardoso, sócio-diretor da Título Corretora, mesmo os números melhores que o esperado pelo consenso de mercado podem trazer pressão para a Bolsa.
"Vai depender da interpretação do mercado", afirmou Cardoso, uma vez que o desempenho vigoroso da atividade e a elevação da inflação podem reforçar a adoção de medidas como a elevação do juro básico, anunciada na última semana pelo PBoC (Banco popular da China), autoridade monetária do país.
Espaço também para EUA e BrasilAlém disso, a agenda traz ainda dados econômicos norte-americanos, como os pedidos de auxílio-desemprego e o Leading Indicators, que mensura a expectativa de atividade econômica no país. Destaque também para os resultados corporativos de empresas como AT&T, Bunge e McDonald's.
Para o sócio-diretor da Título, embora números discrepantes ao que é antecipado pelo mercado possam adicionar volatilidade para os mercados no curto prazo, não é esperado que haja reversão da tendência de ascensão vislumbrada para o Ibovespa, já que a perspectiva de Cardoso é que o último trimestre seja bastante positivo em termos macroeconômicos, impulsionando os resultados das companhias brasileiras.
A manutenção da Selic em 10,75% ao ano pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na véspera pode contribuir para esse cenário, mas terá pouco efeito sobre o mercado nessa quinta, avalia Cardoso, já que era um movimento largamente antecipado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário